sexta-feira, 8 de maio de 2009

QUAIS EXAMES FAZER PARA INICIAR A MODALIDADE DE CORRIDA?


Para começar no esporte, é imprescindível fazer testes e exames para garantir sua saúde e bem-estar durante a corrida.
A opção de começar a trotar sozinho, sem supervisão, não é uma boa alternativa. É preciso fazer testes e exames que liberem você para a prática da corrida, atividade de alta intensidade cardiorrespiratória.
O primeiro passo é agendar uma consulta com um médico especialista em medicina esportiva ou fisiologia do exercício, que irá analisar o seu histórico de atividades físicas, doenças de seus antecedentes familiares, lesões pré-existentes e objetivos no esporte.
Como o coração é um órgão muito solicitado e para medir a função cardiorrespiratória, os primeiros exames recomendados são o ergométrico ou o ergoespirométrico, também chamado de cardiopulmonar.
Enquanto o ergométrico avalia a condição e o risco cardiovascular, o outro analisa a capacidade aeróbia máxima e identifica os limiares ventilatórios, necessário para avaliar depois a evolução da potência aeróbica.
Paralelamente aos exames de esforço, o ecocardiograma e os exames laboratoriais de sangue também podem ser solicitados. A partir do resultado de todos esses testes, é possível definir intensidade, volume, tempo e a distância do treino.
Para completar, os exames biomecânicos, como o teste de pisada, é importante para definir o tênis apropriado.
Os exames podem ser classificados em três grupos: Cardiovascular, Metabólico e Biomecânico.
CARDIOVASCULAR
Ergométrico, Ergoespirométrico (cardiopulmonar), Eletrocardiograma simples (ECG), Ecocardiograma.
METABÓLICO (EXAMES DE SANGUE)
Hemograma, Glicemia, Sódio, potássio, cálcio e magnésio, Uréia e creatinina, T4livre e TSH.
BIOMECÂNICO
Teste de pisada, Cinemático, Dinamometria isocinética.