domingo, 19 de abril de 2009

O PROCESSO INFLAMATÓRIO (ITES)



A inflamação é um fenômeno biológico que consiste em uma reação fisiológica frente a uma agressão. A inflamação é também um fenômeno imunológico, sendo que as células envolvidas neste processo poderão ser diferentes, dependendo do local da lesão. A inflamação normalmente cessa uma vez retirado o estímulo nocivo que deu início ao processo, sendo que, a reparação do tecido agredido ocorrerá em maior ou menor magnitude, dependendo do dano causado pelo fator agressor.
O sufixo utilizado para designar um processo inflamatório é o sufixo "ITE". Desta feita, os processos inflamatórios são descritos de acordo com a estrutura agredida:
- caso dos tendões, são descritos como tendinites;
- caso da cápsula articular, como capsulite;
- caso das bolsas sinoviais, como sinovites;
- caso da articulação, como artrite;
- caso da membrana óssea que recobre os ossos (periósteo), como periostite, sendo que a localização anatômica da estrutura envolvida complementa a denominação.
Assim sendo temos como exemplo:
- Tendinite de cotovelo
- Bursite de ombro
- Tendinite do supra espinhoso
- Capsulite de ombro
- Tendinite de Aquiles
- Periostite de Tíbia etc.
Via de regra, os fenômenos inflamatórios cursam com DOR, "definida como uma experiência sensorial e emocional desagradável, que é decorrente de uma lesão tecidual", sendo esta, de uma maneira geral, o maior motivo das consultas médicas.
Para que ocorra um processo inflamatório entre as estruturas envolvidas no movimento, é necessária a existência de um estímulo nocivo de ordem traumática (macro trauma), ou micro traumas de repetição, ou processo infeccioso, ou alterações metabólicas, ou ainda uma doença sistêmica.