quinta-feira, 25 de junho de 2009

IMC - Índice De Massa Corporal

Através do índice de massa corporal (IMC), pode-se estimar a adiposidade e consequentemente, se uma pessoa está acima do peso ideal (obesa). A vantagem do uso do IMC é que o seu cálculo é simples, rápido e não requer nenhum equipamento especial, porém, devido a sua simplicidade e por não ter em conta o porte da pessoa, entre outros, não pode ser considerado um meio livre de erros.
Existem algumas limitações deste índice:
- Os resultados são válidos apenas para adultos;
- Os atletas e pessoas com elevada massa muscular apresentam um IMC mais elevado pela massa muscular, que é mais pesada que a massa gorda. Desta forma duas pessoas podem ter o mesmo IMC, mas uma quantidade diferente de gordura corporal.

Exemplo:
Um fisiculturista com uma elevada massa muscular pode ter o mesmo IMC que uma pessoa que tem uma elevada quantidade de massa gorda. Isto acontece porque o IMC é calculado somente com o peso e a altura.
Estes homens têm o mesmo peso e a mesma altura mas apresentam uma percentagem de gordura corporal diferente.
Então devemos ter em conta que de acordo com as categorias de peso, qualquer pessoa que tenha um IMC acima de 25 deve ser classificada como tendo “excesso de peso”, o que pode não significar que tenha excesso de gordura corporal.
Apesar dessas desvantagens, o índice de massa corporal vem sendo usado pela Organização Mundial de Saúde como ferramenta para estatísticas sobre obesidade no mundo.
Para fazer o cálculo do IMC basta dividir seu peso em quilogramas pela altura ao quadrado (em metros). O número que será gerado deve ser comparado aos valores da tabela IMC para se saber se você está abaixo, em seu peso ideal ou acima do peso.


Excesso de peso: Risco Ligeiramente Aumentado:
Cancro
Síndroma do ovário poliquístico
Alteração dos hormônios da reprodução
Diminuição da fertilidade
Dor lombar
Malformações fetais associadas à obesidade materna
Obesidade : Risco Moderadamente Aumentado:
Doença Coronária
Hipertensão
Osteoartrose (joelho)
Gota
Super Obesidade : Risco Muito Aumentado:
Diabetes tipo 2
Colesterol Elevado
Doença Vesicular
Resistência à insulina
Apneia do Sono